sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Ministra da Saúde inaugura Unidade de Cuidados Continuados no Entroncamento

A Ministra da Saúde, Ana Jorge, inaugurou esta quarta-feira no Entroncamento a Unidade de Cuidados Continuados “Manuel Fanha Vieira”, da Misericórdia do Entroncamento, que desde Setembro integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).


A Unidade de Cuidados Continuados pertence à santa Casa da Misericórdia do Entroncamento e foi baptizada com o nome do seu provedor, Manuel Fanha Vieira, representando um investimento de 4,3 milhões de euros, financiados através de empréstimo bancário de 3,5 milhões de euros e do apoio de 750 mil euros da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

A Unidade do Entroncamento, com a direcção da Drª. Vera Lúcia, começou a receber doentes em Setembro e dispõe de 70 camas, estando 40 destinadas ao internamento de média duração e convalescença e as restantes 30 ao internamento de longa duração.

Para além da Unidade do Entroncamento, o Ministério da Saúde inaugurou esta quarta-feira, mais 21 unidades em vários pontos do país, o que equivale a um aumento de 691 camas.

De acordo com o Ministério da Saúde, até ao final do ano, a Rede Nacional irá atingir as cinco mil camas de internamento: convalescença 754 camas, média duração e reabilitação 1549, longa duração e manutenção 2426 e cuidados paliativos 163.

Também até ao final do ano, passará a haver 7.823 lugares de cuidados domiciliários, prestados por 201 equipas de apoio.

Segundo a ministra afirmou no Entroncamento, o objectivo do ministério, “é dotar a rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) de 15 000 camas até 2015, apesar das dificuldades que alguns parceiros em encontrarem financiamento na banca”.

Portugal é o quarto país da União Europeia com a população mais envelhecida e o sexto da OCDE com maior índice de dependência de idosos.

A RNCCI, criada em 2006 pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social, constitui um novo modelo organizacional formado por um conjunto de instituições públicas e privadas, que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social.

Em 4 anos, a RNCCI prestou cuidados a mais de 50 mil pessoas que, não estando em situação que justifique internamento hospitalar, necessitam de cuidados que garantam a sua reabilitação e reintegração social.

A RNCCI assume um papel estratégico no reforço da capacidade de intervenção do Serviço Nacional de Saúde na prestação de cuidados de saúde e apoio social ao nível da reabilitação e da promoção da autonomia e, consequentemente, na redução dos reinternamentos.

in "EOL" 2010.12.23