domingo, 18 de julho de 2010

Entroncamento apresenta candidaturas para Regeneração Urbana da Cidade

A Câmara Municipal do Entroncamento submeteu diversas candidaturas ao Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro, enquadradas no Programa e Acção de Regeneração Urbana da Cidade do Entroncamento. Ao todo são seis candidaturas, que passa pela remodelação do Centro Cultural, requalificação do Jardim Parque José Pereira Caldas, da Rua 1º de Maio e Rua Pedro Álvares Cabral, a realização de uma Feira Ferroviária e de um Festival dos Fenómenos e de arranjos exteriores da Igreja da Sagrada Família.



Remodelação do Centro Cultural

A Remodelação do Centro Cultural, tem como objectivo devolver à população do Entroncamento um edifício com diversas valências de domínio público, nomeadamente culturais, sociais e até mesmo educativas. O espaço interior será adaptado a espaços de lazer, restauração e esplanadas com iluminação natural através da cobertura, mantendo-se a Galeria Municipal e o Espaço Internet. Dada a idade do edifício e considerando que a última intervenção foi à cerca de 20 anos, será efectuada uma intervenção exterior a nível de pinturas e revestimentos de parede.

Requalificação do Jardim Parque José Pereira Caldas

A Requalificação do Jardim Parque José Pereira Caldas. O referido espaço remonta à década de 1930. Pretende-se que este local se torne um local de convívio ao ar livre, que cative e promova a permanência dos mais novos pelo uso do parque infantil e dos mais idosos pelo prazer da circulação, pelo repouso e pela contemplação da paisagem envolvente, que permita a realização de eventos de carácter cultural a partir do coreto e que garanta uma imagem de referência estética.

Requalificação da Rua 1º de Maio e da Rua Pedro Álvares Cabral

A Requalificação da Rua 1º de Maio e da Rua Pedro Álvares Cabral, visa promover a melhoria da qualidade de vida nestes locais, requalificando-se os espaços urbanos através da renovação de pavimentos, passeios, infra-estruturas, iluminação pública e colocação de equipamento urbano. Perspectiva-se ainda, a extensão do arruamento da Rua Pedro Álvares Cabral, permitindo a sua ligação à Rua Almirante Reis, contemplando a construção do arruamento e todas as infra-estruturas necessárias.

Feira Ferroviária do Entroncamento


Realização da Feira Ferroviária do Entroncamento. Trata-se de um projecto com um enfoque claro na divulgação e promoção da “Cultura Ferroviária” enquanto estratégia de preservação e promoção da memória colectiva do Entroncamento, através da difusão do Património Ferroviário, material e imaterial, factor diferenciador e qualificador para a cidade do Entroncamento. Perspectiva-se que este evento tenha uma periodicidade bianual.

Festival dos Fenómenos do Entroncamento


Realização do Festival dos Fenómenos do Entroncamento. Pretende ser uma marca importante do Entroncamento, através da promoção da cidade numa perspectiva turística e a sua afirmação na competitividade regional e nacional passa pela criação deste evento que será uma referência de futuro à memória cultural do Entroncamento. O objectivo é criar um evento significativo em torno da temática dos fenómenos. Pretende-se que este tenha uma periodicidade bianual.

Arranjos Exteriores da Igreja da Sagrada Família

A Requalificação da Igreja da Sagrada Família tem como objectivo a remodelação e revitalização do espaço exterior que envolve Igreja da Sagrada Família. Essa actuação incorpora vários tipos de pavimento, alinhamentos de árvores, mobiliário urbano e zonas de estadia que permitem a contemplação/introspecção, criação de vários acessos, nomeadamente, à Casa Mortuária e estacionamento com diferentes possibilidades, para além de iluminação pública e ornamental que garantem a segurança.

in "EOL", 2010.07.15