O bem-estar dos munícipes tem sido uma preocupação constante da Câmara Municipal do Entroncamento. Ora, com o eminente pagamento de portagens na A23, a nossa cidade passará a ser percorrida por um número considerável de veículos ligeiros e pesados de mercadorias, que poderão transtornar muito o trânsito na nossa cidade.
Para que o tráfego rodoviário flua o melhor possível, optámos pela construção de uma rotunda que desvie as viaturas do centro da cidade evitando congestionamentos, filas, engarrafamentos, poluição sonora e atmosférica.
Porém, a construção dessa rotunda implicará a redução do recreio da Escola Básica n.º 3 que, como todos sabemos, é um grande logradouro, bem acima do exigido pela legislação existente.
Por outro lado, como é do conhecimento geral e tem sido amplamente divulgado, está prevista para breve a construção do Centro Escolar Norte, que irá substituir as Escolas Básicas n.ºs 2 e 3.
Após a construção da rotunda, as crianças da Escola Básica n.º 3 ainda ficarão com muito espaço para brincar. Por outro lado, resolvemos um problema da fluidez e segurança do trânsito dentro da cidade. Trata-se de uma situação transitória pois, a curto trecho, a Escola n.º 3 será incorporada em mais um novo Centro Escolar no nosso Concelho.
Penso que a decisão que tomámos foi a mais correcta, pois estamos a tentar salvaguardar as condições de vida dos habitantes de uma cidade inteira, em detrimento de um pedaço de recreio de uma Escola que em breve deixará de cumprir essa função. Contamos com a compreensão dos nossos munícipes.
O Presidente da Câmara Municipal
Jaime Manuel Gonçalves Ramos
in site CME 2011.09.19