Foi aprovado, na Reunião de Câmara de 7 de Março, a implantação do projecto de teleassistência a idosos, denominado “No Lar em Segurança”.
A Câmara Municipal do Entroncamento assume como um dos objectivos da sua intervenção social, assegurar o acesso das populações mais idosas a serviços que lhes permitam continuar integradas no seu meio de vida habitual, de forma a serem acompanhadas por um serviço mais humanizado. Este projecto destina-se aos idosos do Concelho com idade superior a 65 anos que sejam portadores do Cartão Municipal do Idoso.
São objectivos do Serviço de Teleassistência a implementar no Concelho do Entroncamento:
- Proporcionar às pessoas em situação de dependência a manutenção da sua autonomia num quadro de normalidade, permanecendo no seu domicílio e desfrutando da mais-valia da integração numa comunidade local.
- Evitar ou retardar a necessidade de recurso à institucionalização de pessoas em situação de dependência.
- Garantir um serviço telefónico de apoio inovador, no sentido da melhoria da qualidade de vida, saúde, segurança e auto-estima dos utilizadores.
- Proporcionar uma resposta imediata em situações de urgência/emergência ou derivadas destas, bem como o apoio na solidão, a todos aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade ou dependência.
- Garantir o Serviço Básico da Teleassistência até 50 munícipes carenciados, durante a vigência do Protocolo, em situação de dependência, isolamento e sem qualquer apoio familiar, de acordo com as condições de adesão e os critérios de selecção e de atribuição definidos pelo Município de Entroncamento.
- Garantir o funcionamento contínuo do Serviço de Teleassistência, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Oportunamente divulgaremos a entrada em funcionamento do referido serviço e o projecto “No Lar em Segurança”.
in "sítio CME" 2011.03.09