sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Município do Entroncamento colabora com a Associação Humana Portugal

A Câmara Municipal do Entroncamento vai colaborar com a Associação HUMANA Portugal. Trata-se da recolha de vestuário e calçado que são depois canalizados para a população mais carenciada e para os países africanos de expressão portuguesa.

Para o efeito, a Autarquia disponibiliza no Concelho diversos locais para a colocação dos contentores de recolha de roupa usada, estando os contentores à disposição dos munícipes que queiram colaborar de forma solidária com a doação de roupa e calçado usados.

Locais onde serão colocados os 10 contentores:

  • Rua Eng. Mário Costa (Zona Verde)
  • Rua Estados Unidos da América (junto ao Restaurante Pinto)
  • Rua da Esperança (junto ao Centro Pastoral)
  • Rua José Pires Dias (junto aos ecopontos do Mercado Diário)
  • Rua Rui Luis Gomes (ao lado do oleão)
  • Rua Dr. Francisco Sá Carneiro (junto ao oleão)
  • Rua Fernando Pessoa (junto à Escola Secundária)
  • Rua Conselheiro Albino dos Reis (junto à Caixa Geral de Depósitos – Zona Norte)
  • Largo dos 11 Unidos (junto aos ecopontos)
  • Rua António Aleixo (Urbanização Casal Vaz)
A Associação HUMANA Portugal iniciou a sua actividade em 1998, é uma associação de âmbito nacional sem fins lucrativos, que faz a gestão dos resíduos têxteis gerados pela roupa usada com o duplo objectivo de proteger o meio ambiente e obter recursos económicos para financiar projectos de cooperação em países em via de desenvolvimento.

O produto resultante da recolha é classificado em grupos diferentes:

  • 5% da roupa classificada destina-se às lojas de segunda mão da Associação HUMANA Portugal (três em Lisboa e uma no Laranjeiro);
  • 62% da roupa classificada envia-se para África para venda a preços módicos aos
comerciantes locais, para activar a actividade económica local e gerar recursos para o desenvolvimento;

  • 25% da roupa usada é vendida a diversos clientes de reciclagem;
  • 8% da restante roupa usada é destinada ao lixo porque é composta por peças que não se podem reutilizar nem reciclar, devido ao seu estado.
in "EOL" 2010.10.27

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Apresentação Ensino Superior no Entroncamento




Fonte: "EOL TV"

Entroncamento volta a ter Ensino Superior


O Instituto do Médio Tejo (IMT), nascido da parceria entre Município do Entroncamento, Grupo Universidade Lusófona e Escola Secundária do Entroncamento, foi apresentado esta sexta-feira em conferência de imprensa no Salão Nobre da Câmara Municipal do Entroncamento, e propõe-se ministrar cursos de curta duração e pós-graduação nas instalações da Escola Secundária.

O Instituto do Médio Tejo propõe-se iniciar, até ao final do mês, os cursos de pós-graduação de formação para o desenvolvimento regional, protecção civil, coaching para executivos, marketing turístico, gestão e resolução de conflitos, ciências da educação na especialidade de educação especial, administração escolar e supervisão pedagógica e formação de professores.

Os cursos vão ser leccionados por professores do ensino superior em horário pós laboras às sextas e sábados, nas instalações da Escola Secundária do Entroncamento.

Na conferência de imprensa, presidida por João Vieira, Vice Presidente da Câmara do Entroncamento, participaram a vereadora da educação, Paula Costa, Paulo Jorge, Presidente do IMT, Marta Vieira, subdirectora do IMT e Francisco Neves, Director da Escola Secundária do Entroncamento.

João Vieira, não deixou de lamentar a posição das Administrações da Fernave e da Refer, em não possibilitarem a utilização das suas instalações, “que reuniam as melhores condições, que estão desocupadas e em estado de grande degradação”.

Paulo Jorge, Director do IMT, referiu-se ao facto como, “por vezes, uma porta que se fecha, possibilita a abertura de uma janela melhor”, aludindo ao acolhimento da Escola Secundária do Entroncamento para o projecto.

O Instituto do Médio Tejo (IMT) criado como unidade de formação autónoma visa desenvolver cursos de diversas durações, desde os de curta duração, às especializações e pós-graduações, sendo que a característica comum a todos eles é não conferirem grau académico.

Todavia, e muito associado ao espírito que presidiu à Declaração de Bolonha, os alunos que frequentem com aproveitamento os cursos do IMT e que pretendam prosseguir os seus estudos, podem ver a sua formação academicamente creditada nos estabelecimentos de Ensino do Grupo Lusófona, desde que reunidos os requisitos legais.
INFORMAÇÕES:

Secretaria IMT
Laura Galinha
Rua Doutor Carlos Ayala Vieira da Rocha, 2330-105 Entroncamento
Telefone: 249 726 472 / Fax: 249 719 037
Email: info@esec-entroncamento.rcts.pt ; lauragalinha@sapo.pt

Grupo Lusófona
Marta santos Vieira
Telefone: 217 515 513 / Fax: 217 577 006
Email: marta.vieira@ulusofona.pt
Site: http://imt.grupolusofona.pt

in "EOL" 2010.10.10

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Assinatura de Protocolo entre a Câmara Municipal do Entroncamento e a Universidade Lusófona

Foi assinado no dia 30 de Setembro (Quinta-feira), um protocolo de colaboração entre o Município do Entroncamento, a COFAC (Grupo Universidade Lusófona) e a Escola Secundária do Entroncamento, com vista à criação de um Instituto dedicado aos cursos de curta duração e à pós-graduação, designado Instituto do Médio Tejo (IMT).

O IMT vai iniciar as suas actividades dentro de poucos dias, em instalações cedidas pela Escola Secundária do Entroncamento, sob o patrocínio do Município do Entroncamento.

Os órgãos e o corpo docente do IMT integram pessoas de relevo local e nacional, tanto no plano social como no científico, o que desde já permite antever a boa aceitação pública do Instituto.

De acordo com a Direcção do IMT, toda a formação foi pensada para o mercado da região, após auscultação de diversas entidades, encontrando-se prontos para o arranque as pós-graduações em Formação para o Desenvolvimento Regional; Protecção Civil; Coaching para Executivos; Marketing Turístico; Educação Especial; Administração Escolar e um Curso de Formação Avançada em Gestão e Resolução do Conflito.

Os candidatos poderão obter informações junto da secretaria da Escola Secundária do Entroncamento.


in "Site C.M.E." 2010.09.30

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

BIblioteca Municipal assinala Centenário da República

A Câmara Municipal do Entroncamento promove, através da sua Biblioteca Municipal (BME), um conjunto de iniciativas com o fim de assinalar o Centenário da Implantação da República.



De 1 a 8 de Outubro, decorre a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, nas instalações da BME. A DGLB, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, promovem esta exposição, apresentada oficialmente a 16 de Julho. Esta mostra destina-se preferencialmente às bibliotecas municipais, universidades, embaixadas, centros de língua portuguesa no estrangeiro, estabelecimentos prisionais e outras instituições. Com base em textos de autores que marcaram a cultura portuguesa no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores (João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau) a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.

Esta iniciativa é dirigida ao público em geral. A exposição está aberta durante o horário de funcionamento da BME (dias úteis: 10h-12h30m e 14h-18h; sábados: 9h30m-12h30m) e as entradas na exposição são gratuitas.


Entre os dias 1 e 31 de Outubro, decorre a iniciativa “Imagens da República”, dirigida a todos os alunos do 1º Ciclo EB ao Secundário das escolas do Concelho, organizada pela Autarquia/BME. Para participarem, os alunos só têm de produzir trabalhos nos mais variados suportes e formatos, abordando o tema da Implantação da República. Os trabalhos elaborados serão expostos na BME no decorrer do mês de Novembro de 2010 para que possam ser apreciados por todos. Para mais informações, os interessados podem contactar a BME através do telefone 249720400, do e-mail biblioteca@cm-entroncamento.pt ou consultar o blogue http://livrosemlinha.blogspot.com



Nos dias 6 e 7 de Outubro, nas instalações da BME, terá lugar o ateliê “A República contada às crianças”, entre as 14h30m e as 16h. Neste ateliê, será explicado às crianças o que foi a Implantação da República, quais os seus princípios, antecedentes e símbolos, de uma forma lúdica e pedagógica. A actividade é dirigida a todas as crianças do 1º ciclo EB, segundo marcação prévia com as escolas.


in "Site C.M.E." 2010.09.29