terça-feira, 28 de setembro de 2010

Entroncamento vai ter Portal de Educação

O Município do Entroncamento vai ter um Portal de Educação abrangente a todas as escolas do concelho e que permitirá, por exemplo, que as senhas para as refeições possam ser adquiridas através da internet ou multibanco, sem necessidade de recorrer às longas filas, ou que o encarregado de educação possa acompanhar a evolução e ter acesso aos indicadores do seu educando, comunicar e receber avisos da escola.

O projecto foi apresentado esta segunda-feira, em conferência de imprensa realizada no Salão Nobre dos Passos do Concelho, pela vereadora da educação Paula Costa, Emanuel Fernandes da direcção de inovação e modernidade administrativa da Câmara, José Veiga e João Barreto da CIL, empresa responsável pelo projecto e pelo director do agrupamento alfa, Luís Antunes.

Paula Costa anunciou o dia 24 de Novembro, como a data prevista para o arranque do Portal de Educação do Município, inicialmente nas duas escolas piloto e até ao final do ano lectivo, para todo o Agrupamento Alpha e Escola Secundária com 3º ciclo, bem como de sistemas relacionados com a Gestão de Indicadores de Educação, Pedidos de Intervenção das Escolas, Gestão de Refeições, Transportes Escolares e Componente de Apoio à Família.

Este projecto visa disponibilizar a toda a Comunidade Educativa serviços, conteúdos e plataformas tecnológicas que tornam o processo de ensino mais atractivo, a aprendizagem mais motivante, o acompanhamento dos professores e pais mais próximo e a gestão administrativa mais eficiente. O objectivo é assegurar um sistema de gestão colaborativa de conteúdos e comunicação a toda a comunidade, incluindo os Professores, Encarregados de Educação, Alunos, Serviços de Gestão do Município e Entidades Terceiras que prestam serviços ao Município.



Do conjunto de serviços e aplicações a serem disponibilizados pelo Portal de Educação, destinados a simplificar os processos de gestão administrativa, destacam-se para as Escolas de 1º Ciclo e Jardins de Infância, o Sistema de Indicadores de Educação, que integra um vasto leque de Indicadores e relatórios que permitem a avaliação e optimização continuas das políticas e estratégia educativa; o Sistema de Gestão de Refeições, que tem como objectivo a desmaterialização deste processo, eliminando as tradicionais senhas de refeição e as filas para a sua aquisição, pois irá permitir o pagamento por Multibanco (incluindo por Internet) e o Sistema de Gestão de Pedidos de Intervenção, que permite a implementação de um conjunto de procedimentos simples e automatizados relacionados com a gestão efectiva dos pedidos e solicitações de apoio ou manutenção originados nas várias escolas ao Município, bem como da sua execução, com o devido controlo de qualidade e satisfação.

Todas as aplicações e conteúdos estarão acessíveis via Internet e centralizados num Data Center de Educação assegurado e gerido pelo Município, garantindo a sua segurança, escalabilidade, performance e gestão.

A implementação do projecto, assegurada pela parceria PT/CIL, terá o seu início em 2 escolas piloto: na Escola EB1 n.º 2, o Sistema de Gestão de Refeições; no Jardim de Infância Norte, o Sistema de Gestão de Pedidos de Intervenção. Gradualmente, e até final do Ano Lectivo, o projecto verá as suas valências aumentar e será estendido aos restantes estabelecimentos.

A Câmara Municipal elegeu a CIL para ajudar a implementar o seu projecto, visto ser uma empresa especializada na definição, concepção e implementação de soluções na área dos Sistemas e Tecnologias de Informação, presente no mercado desde 1978.

in "EOL" 2010.09.28

domingo, 26 de setembro de 2010

Pista de Atletismo e parque Radical inaugurados no Entroncamento

A Pista de Atletismo José canelo e o Parque Radical e de Lazer Arquitecto Jorge Ferreira foram inaugurados este sábado pelo Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento Jaime Ramos. Após a aterragem de quatro pára-quedistas num dos campos sintéticos transportando as Bandeiras das duas juntas de Freguesia, da Câmara Municipal e a bandeira nacional, José canelo e Jaime Ramos descerraram a placa com o nome do atleta, tendo este em discurso enérgico e entusiasta, agradecido e saudado a modalidade, que continua a praticar aos 86 anos, tendo obtido recentemente quatro medalhas de ouro nos Campeonatos Europeus de veteranos.


No Parque Radical foi a sobrinha de Jorge Ferreira que com o Presidente da Câmara descerrou a placa, que homenageia o jovem arquitecto do Entroncamento, que faleceu prematuramente e que na altura estava a trabalhar no projecto do Parque, para o qual deu um prestimoso contributo, quer na interpretação do conceito quer na criatividade que colocou no seu desenvolvimento, tendo tido por isso um papel muito relevante para o surgimento deste importante equipamento.


O Município do Entroncamento iniciou em Setembro a implementação de um ambicioso projecto para apoiar e optimizar a Gestão de Educação em toda a rede pública de Escolas.

O projecto inclui a disponibilização do novo sistema de Portal de Educação do Município para todo o Agrupamento Alpha e Escola Secundária com 3º ciclo, bem como de sistemas relacionados com a Gestão de Indicadores de Educação, Pedidos de Intervenção das Escolas, Gestão de Refeições, Transportes Escolares e Componente de Apoio à Família.

Este projecto visa disponibilizar a toda a Comunidade Educativa serviços, conteúdos e plataformas tecnológicas que tornam o processo de ensino mais atractivo, a aprendizagem mais motivante, o acompanhamento dos professores e pais mais próximo e a gestão administrativa mais eficiente. Pretende-se assegurar um sistema de gestão colaborativa de conteúdos e comunicação a toda a comunidade, incluindo os Professores, Encarregados de Educação, Alunos, Serviços de Gestão do Município e Entidades Terceiras que prestam serviços ao Município.


Do conjunto de serviços e aplicações a serem disponibilizados pelo Portal de Educação, destinados a simplificar os processos de gestão administrativa, destacamos para as Escolas de 1º Ciclo e Jardins de Infância:


· O Sistema de Indicadores de Educação, que integra um vasto leque de Indicadores e relatórios que permitem a avaliação e optimização continuas das políticas e estratégia educativa;



· O Sistema de Gestão de Refeições, que tem como objectivo a desmaterialização deste processo, eliminando as tradicionais senhas de refeição e as filas para a sua aquisição, pois irá permitir o pagamento por Multibanco (incluindo por Internet);



· O Sistema de Gestão de Pedidos de Intervenção, que permite a implementação de um conjunto de procedimentos simples e automatizados relacionados com a gestão efectiva dos pedidos e solicitações de apoio ou manutenção originados nas várias escolas ao Município, bem como da sua execução, com o devido controlo de qualidade e satisfação.


Todas as aplicações e conteúdos estarão acessíveis via Internet e centralizados num Data Center de Educação assegurado e gerido pelo Município, garantindo a sua segurança, escalabilidade, performance e gestão.

A implementação do projecto, assegurada pela parceria PT/CIL, terá o seu início em 2 escolas piloto: na Escola EB1 n.º 2, o Sistema de Gestão de Refeições; no Jardim de Infância Norte, o Sistema de Gestão de Pedidos de Intervenção. Gradualmente, e até final do Ano Lectivo, o projecto verá as suas valências aumentar e será estendido aos restantes estabelecimentos.

A Câmara Municipal elegeu a CIL para ajudar a implementar o seu projecto, visto ser uma empresa especializada na definição, concepção e implementação de soluções na área dos Sistemas e Tecnologias de Informação, presente no mercado desde 1978.


in "Site C.M.E." 20.09.2010

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Unidade de Cuidados Continuados do Entroncamento abre segunda-feira

A Unidade de Cuidados Continuados do Entroncamento começa a acolher doentes na segunda-feira, 20 de Setembro, anunciou a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.

O equipamento, destinado à prestação de cuidados de saúde e de apoio social a doentes que se encontrem em situação de dependência, dispõe de 70 camas, estando 40 afectas à unidade de internamento de média duração e reabilitação e as restantes 30 destinadas à unidade de longa duração e manutenção.

A Unidade de Cuidados Continuados pertence à Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento e representou um investimento de 4,3 milhões de euros, com o apoio financeiro de 750 mil euros da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Os restantes 3,5 milhões de euros provêem de um empréstimo bancário contraído pela instituição que será pago em 15 anos.

Vera Lúcia Araújo é a médica responsável pela Unidade de Cuidados Continuados que está localizada entre a Rua Amália Rodrigues e Rua José Régio, perto da estrada da Barroca, na freguesia Nossa Senhora de Fátima.

O protocolo que permite a abertura da Unidade de Cuidados Continuados é assinado esta sexta-feira em Lisboa entre a ARS, a Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento.

As Unidades de Cuidados Continuados visam contribuir para a gestão das altas hospitalares de doentes agudos, permitindo a utilização dessas camas para internamento de outro tipo de doentes. Pretendem ainda proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, bem como promover a reabilitação, estabilização clínica e promoção da independência dos utentes.

in "O Mirante" 2010.09.17

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Programa "Entroncamento Ativo" | Apresentação de Resultados

A Câmara Municipal do Entroncamento inquiriu os participantes do Programa “Entroncamento Ativo”. Com os inquéritos, a Autarquia pretendeu sobretudo obter o feedback de todos aqueles que experienciaram as actividades.

Após a recolha e tratamento dos dados, os resultados revelaram que a faixa etária mais assídua das actividades do “Entroncamento Ativo” está situada acima dos 60 anos, seguida de pessoas entre os 40 e os 60 e de uma pequena minoria com idades inferiores a 40 anos.

Quanto ao grau de satisfação, a maioria dos participantes classificou as actividades desenvolvidas como excelentes.

A iniciativa “Entroncamento Ativo” revelou-se um êxito, tendo registado a adesão de cerca de 1000 pessoas.

in "site C.M.E." 2010.09.14

Implementação da Rede de Nova Geração em Fibra Óptica no Entroncamento

Foi adjudicada à Firma “Unitelco – Engenharia e Construção em Telecomunicações, S.A”, a empreitada para a concepção/execução da Rede Aberta Multi-serviços (Rede de Nova Geração em Fibra Óptica), no valor de 261.000,00€ e com um prazo de execução de 8 meses.

Com a implementação desta rede, o Município do Entroncamento irá interligar os serviços e espaços municipais e criar condições para a implementação de outros serviços como a vídeo vigilância. Acresce que, ao ser uma rede aberta, irá estar disponível aos operadores, prestadores de serviços e outros potenciais clientes (privados ou públicos), garantido desde já a cobertura de 1.200 fogos, dentro de um área denominada como Zona de Regeneração Urbana.

Destaca-se como um dos pontos fortes, a curto prazo, a interligação de quase todos os espaços e serviços municipais, incluindo os estabelecimentos de ensino, o que irá levar a um aumento de qualidade na prestação do serviço final ao munícipe.

in "site C.M.E." 2010.09.06

Entroncamento já tem Unidade de Saúde Familiar

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou esta quarta-feira a Unidade de Saúde Familiar “Locomotiva”, no Entroncamento em terrenos anexos ao actual Centro de Saúde e que irá disponibilizar a partir de agora médico de família a todos os utentes do concelho.

Pedro Marques Director do Agrupamento de Centros de Saúde, ACES Serra D’ Aire e Isabel Vital, Coordenadora da nova Unidade de Saúde Familiar receberam os convidados com espumante e bolo comemorativo da inauguração. Para além dos dois responsáveis tomaram a palavra o Presidente da Câmara Jaime Ramos e o Secretário de Estado, Manuel Pizarro, todos salientando a importância da UFS Locomotiva, que vai prestar cuidados de saúde à população do concelho do Entroncamento, com cerca de 14.200 utentes, 6.500 dos quais não tinham, ainda, médico de família atribuído.

Simultaneamente iniciou a actividade a Unidade de Cuidados na Comunidade do Entroncamento (UCCE). Esta unidade vai reforçar a prestação de cuidados de saúde e apoio psicológico e social, de âmbito domiciliário e comunitário, às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física.

A UCCE é constituída por uma equipa multidisciplinar de profissionais que vão prestar cuidados de saúde em três níveis de intervenção: Equipa de Cuidados Continuados Integrados, Equipa de Saúde Escolar e Equipa de Intervenção Comunitária.

As USF são unidades operativas dos centros de saúde com autonomia funcional e técnica, que contratualizam objectivos de acessibilidade, adequação, efectividade, eficiência e qualidade, e que garantem aos cidadãos inscritos uma carteira básica de serviços.

Com a entrada em funcionamento da Unidade de Saúde Familiar Locomotiva, a região de Lisboa e Vale do Tejo passa a ter 81 USF em funcionamento.

in "EOL" 2010.09.15